Instituto Pensar - Deputado afirma que Maia garantiu abrir impeachment

Deputado afirma que Maia garantiu abrir impeachment

por: Nathalia Bignon 


Manifestantes pedem impeachment de Bolsonaro em ato de 17 de janeiro, em Brasília ? (Foto: Sérgio Lima/Poder360 17.jan.2021)

O deputado Ênio Verri (PR), líder do PT na Câmara, afirmou em reunião realizada na manhã desta segunda-feira (1º) que o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) garantiu que fará a leitura de um dos processos de impeachment contra Jair Bolsonaro (sem partido) antes de deixar o comando da Casa.

Leia tambémBolsonaro deu comando do MEC ao líder do DEM, afirma jornal

Sob ameaça de sofrer a primeira derrota para o Centrão desde que sucedeu Eduardo Cunha (2015-2016) na presidência da Câmara, Maia encerra nesta segunda quatro anos, seis meses e 19 dias no cargo. Até agora, 64 pedidos já foram apresentados ? apenas cinco foram arquivados ? contra o mandatário brasileiro. Cabe apenas ao presidente da Câmara dar início a um processo de impeachment.

Pelo Twitter, o petista engrossou o coro dos pedidos para que Maia leve à frente a promessa de dar andamento ao processo de afastamento de Bolsonaro.

"O país não tolera mais ser asfixiado por um presidente que age ostensivamente para disseminar a Covid-19. O impeachment de Bolsonaro é urgente!?, disse Verri.

https://twitter.com/enioverri/status/1356245218383822852?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1356245218383822852%7Ctwgr%5E%7Ctwcon%5Es1_&ref_url=https%3A%2F%2Fwww.socialismocriativo.com.br%2Fdeputado-afirma-que-maia-garantiu-abrir-impeachment%2F

Reviravolta política e a promessa de Maia

A reviravolta ocorre depois do DEM, partido do demista, decidir que vai se manter neutro na disputa pela presidência da Câmara e retirar a o apoio à candidatura de Baleia Rossi (MDB-SP), nome escolhido por Maia para sucedê-lo.

Com a debandada do DEM, PSDB também permitiu que seus deputados decidissem individualmente seus candidatos, abrindo vantagem a Arthur Lira (PP-AL), aliado de Jair Bolsonaro (sem partido).

PT tem dissidentes

Na reunião, o PT também buscou controlar dissidências em relação à eleição da Câmara. A deputada Marília Arraes (PT-PE) lançou candidatura avulsa a um dos cargos da mesa diretora, contrariando a orientação do partido. Ela participou de parte da reunião, por videoconferência, e disse que não vai retirar a candidatura.

O PT integra o bloco parlamentar que apoia a candidatura de Baleia Rossi. O partido, assim o PSB e outras legendas de oposição, se uniram a Baleia para derrotar o candidato de Bolsonaro.

Com informações do Uol



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: